Início Turismo&Gastronomia Secretária Executiva do Ministério do Turismo destaca importância da capacitação de servidores...

Secretária Executiva do Ministério do Turismo destaca importância da capacitação de servidores sobre ações afirmativas em abertura de oficina

13
0

Notícias

Secretária Executiva do Ministério do Turismo destaca importância da capacitação de servidores sobre ações afirmativas em abertura de oficina

Na terça-feira (28.01) o MTur participou de oficina sobre o Programa Federal de Ações Afirmativas no serviço público, conduzida pelo Ministério da Igualdade Racial

Na última terça-feira (28.01), os servidores do Ministério do Turismo (MTur) receberam a oportunidade de aprender mais sobre ações afirmativas no âmbito público, por meio da oficina de Capacitação sobre o Programa Federal de Ações Afirmativas (PFAA) promovida pelo MTur. O evento, organizado em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), teve como foco discutir o Plano de Ação do Ministério do Turismo, em atendimento ao Decreto N°11.785, de 2023, que instituiu o Programa Federal de Ações Afirmativas (PFAA) no âmbito da administração pública federal direta, com a finalidade de promover direitos e a equiparação de oportunidades por meio de ações afirmativas destinadas às populações negra, quilombola e indígena, às pessoas com deficiência e às mulheres, consideradas as suas especificidades e diversidades.

A qualificação é parte de uma série de esforços para promover a inclusão social, democratizar o turismo e promover a sustentabilidade, compromissos do governo atual liderado pelo Presidente Lula. Durante a abertura, a Secretária Executiva do MTur, Ana Carla Lopes, deu as boas-vidas aos servidores e enfatizou a importância da integração do corpo técnico do Ministério do Turismo nas políticas e ações afirmativas do Governo Federal.

 ”Esse sistema de assessoria de participação social é mais do que um sistema no papel, é um sistema de atuação diária junto à sociedade civil que fala sobre temas muito delicados, temas que muita gente não quer ouvir, não quer falar e não quer fazer. Então, cabe a todos nós, agentes públicos, entender e falar sobre. Nós temos aqui o dever de fazer o efeito multiplicador das nossas ações e das ações dos outros ministérios”, enfatizou Ana Carla.

PROGRAMAS – O Ministério do Turismo tem diversos programas que buscam fomentar o respeito à diversidade brasileira e contribuir para a diminuição das desigualdades, como o programa “Experiências do Brasil Original”, que promove o turismo responsável e sustentável em comunidades indígenas e quilombolas e fomentando o desenvolvimento econômico inclusivo. Outro exemplo é o programa “Turismo Acessível”, que visa facilitar o acesso ao turismo para pessoas com deficiência ou dificuldades de mobilidade, garantindo que todos possam usufruir das belezas e experiências que o país oferece.

Ana Carla Lopes ainda falou da importância de iniciativas como “Brasil sem Misoginia”, que orientam o setor turístico no combate à violência contra mulheres e no enfrentamento ao assédio moral e sexual, refletindo um esforço maior do governo para garantir equidade de gênero. Outra ação que fortalece avanços na diversidade é o “Rotas Negras”, programa criado por meio do Decreto nº 12.277, de 2024, que tem a finalidade de impulsionar o Afroturismo no País, promover o desenvolvimento sustentável das comunidades negras e valorizar a cultura afro-brasileira nos cenários nacional e internacional.

Recentemente, o Ministério do Turismo lançou o “Diagnóstico de Políticas Públicas de Afroturismo no Brasil”, que apresenta a avaliação das iniciativas governamentais voltadas para a promoção e o desenvolvimento do Afroturismo no Brasil. O documento também apresenta os desafios e oportunidades dessa política pública e as recomendações para consolidação do Afroturismo no país.

A secretária aproveitou para lembrar que o Ministério do Turismo conta atualmente com a maior representatividade feminina na história recente da estrutura administrativa do órgão, com mulheres ocupando 52% dos cargos no MTur, exemplificando o compromisso com a igualdade de gênero.

por Cacau Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui