Início Turismo&Gastronomia PRT em Ação movimenta São Paulo e aproxima o Ministério do Turismo...

PRT em Ação movimenta São Paulo e aproxima o Ministério do Turismo de quem faz o setor na ponta

7
0

Notícias

Evento reuniu agentes públicos e privados de cerca de 400 municípios paulistas e teve como objetivo fortalecer a regionalização turística, além de aproximar as políticas federais dos destinos locais

A cidade de São Paulo sediou, entre os dias 21 e 23 de maio, a primeira edição do PRT em Ação no estado. A iniciativa pioneira do Ministério do Turismo marcou um novo capítulo na articulação entre governo federal, estado, regiões e municípios brasileiros. O encontro reuniu representantes de cerca de 400 municípios e 47 Regiões Turísticas do estado paulista, consolidando-se como um espaço estratégico de diálogo, integração e treinamento para todos que atuam no setor.

O evento ofereceu capacitações especializadas, atendimento individualizado e espaços para troca de experiências entre gestores públicos, representantes da iniciativa privada e técnicos da Secretaria de Turismo de SP e do MTur. Desta forma, foi possível estreitar o diálogo entre as diferentes esferas de governo, fortalecendo o papel da regionalização e da gestão descentralizada como pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro.

Durante os três dias, a pauta de trabalho foi composta por temas estratégicos como a Lei Geral do Turismo, Sistema Nacional do Turismo, Plano Nacional do Turismo, Regionalização, Mapa do Turismo Brasileiro, categorização dos municípios e planos de desenvolvimento territorial do turismo. Estes instrumentos são ferramentas essenciais para garantir que os recursos federais alcancem efetivamente os destinos que fazem o turismo acontecer no território paulista e no Brasil.

ESCUTA ATIVA – Uma das principais inovações do PRT em Ação é a Instrução Participativa que integra os representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada dos municípios que participaram do evento. Ao longo da programação, a equipe técnica do Ministério do Turismo aplicou dinâmicas interativas, ouviu demandas específicas de cada localidade, esclareceu dúvidas sobre programas federais e orientou os gestores sobre a atualização de dados cadastrais e o acesso às políticas públicas disponíveis.

Esta abordagem personalizada reflete o compromisso do Ministério do Turismo em atuar de forma cada vez mais próxima aos estados e municípios, reconhecendo e valorizando a rica diversidade dos destinos turísticos brasileiros. A iniciativa representa um novo modelo de relacionamento institucional, pautado na escuta ativa e na construção colaborativa de soluções.

Confira depoimentos de quem esteve no PRT em Ação São Paulo:

Agenor“O turismo é a bola da vez, e o PRT em Ação representa dinamismo e a concretização de um sonho — não só nosso, da nossa região, mas de todo o estado. Tenho acompanhado de perto o PRT, participo dos grupos formados e vivencio essa trajetória. Para este evento, trouxemos um plano de ação com projetos definidos para a nossa região. Um deles é a Rota Cênica das Nascentes do Rio Paraíba, que já está sendo articulada com o estado para ser formalizado ao Ministério do Turismo. Além dela, temos outros projetos prontos, aguardando apenas a validação da secretaria estadual para seguirem para o ministério e que tratamos aqui. Algo que me marcou foi quando ouvi hoje, da equipe técnica do Ministério, que não é preciso agendar: se chegarmos, seremos recebidos. Hoje sabemos que podemos ir a Brasília, ao ministério, e sairemos de lá com uma resposta, um contato. Isso é um avanço. Antes era preciso recorrer a intermediários. Agora, podemos ir direto e sermos ouvidos.” – Agenor de Castro Ferreira, presidente da Associação da Região Turística da Fé, que reúne destinos como Aparecida, Piquete e Guaratinguetá, terra do primeiro santo brasileiro, Frei Antônio de Sant’Anna Galvão.

XX“Nossos rios são piscinas naturais para banho e, assim, estamos fomentando o turismo. Hoje, o turismo está em crescimento em Itaoca e a esperança é de que no futuro próximo a cidade possa sobreviver do turismo. O PRT em ação permite que as regiões se ajudem e aqui, neste evento, pudemos apresentar a nossa cidade para outras regiões e aprender mais sobre os processos de apresentação de projetos e captação de recursos. Temos riquezas naturais, gastronomia, cavernas, danças e uma cultura e história preservada. Temos tudo para crescer com turismo, por isso captações como esta são tão importantes para nós.” –  Jonas Mendes Junior, diretor de Turismo de Itaoca, na Região do Alto Vale do Ribeira. O município foi devastado por uma forte chuva em 2014 e encontrou no turismo um caminho para se reconstruir. 

Valdir“Eu sou de uma família tradicional que vive no Vale do Ribeira e cresci no turismo. A gente tem que compreender a importância da cadeia produtiva do turismo e do papel que ocupamos, seja a iniciativa privada, a gestão pública ou o próprio visitante. E eu entendo que a regionalização é fundamental porque, sozinho, o meu município não consegue aparecer para o mundo, mas como região a gente tem visibilidade. Não é apenas Iporanga, o município onde eu vivo, é a Região das Cavernas. A regionalização traz isso, traz governança, desenvolvendo políticas públicas e ações para melhorar o turismo como um todo, gerando mais emprego e renda. O PRT em Ação fortalece a governança, permite a interlocução entre público e privado e todos acabam ganhando.” –  Vandir de Andrade Junior, conhecido como Junior Petar, empreendedor do setor hoteleiro e interlocutor da regionalização na Região Turística Cavernas da Mata Atlântica.

Solange“A minha região turística é a Rios do Vale, com oito cidades, uma delas Taubaté, e o nosso traço em comum, além da cultura caipira, são os rios Paraitinga, Paraibuna e Paraíba do Sul. Para nós, é muito importante esta ação do MTur porque a gente sabe que estamos vivendo um grande momento para a regionalização. O aprendizado que tivemos aqui será de grande valia. Infraestrutura, desenvolvimento do turismo e essa escuta ativa trazendo soluções para o desenvolvimento turístico das regiões foi o que tivemos nesta ação do PRT. Eu trabalho com afroturismo há 19 anos. A Rota da Liberdade foi o primeiro projeto de afroturismo do estado e o PRT em Ação será fundamental para este processo de desenvolvimento e reconhecimento do afroturismo em todo o Brasil.” – Solange Barbosa, criadora da Rota da Liberdade, roteiro reconhecido pela Unesco que apresenta quilombos do Vale do Paraíba

Por Júlia de Aguiar
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui