Início Turismo&Gastronomia Na abertura do Festival das Cataratas, Ministério do Turismo pede adesão de...

Na abertura do Festival das Cataratas, Ministério do Turismo pede adesão de todos ao “Movimento Turismo que Protege”

7
0

Notícias

Durante a solenidade, Itaipu Parquetec, Grupo Cataratas, Visit Iguaçu e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) assinaram carta de apoio ao Movimento

A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, participou, nesta quarta-feira (04.06), da abertura oficial da 20ª edição do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), ao lado do secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do MTur, Carlos Henrique Menezes Sobral. O evento, que é um dos mais relevantes encontros do trade turístico na América Latina, foi marcado por discursos de reconhecimento à força do setor e pelo anúncio de iniciativas estratégicas para o desenvolvimento de um turismo mais responsável e protetivo.

Durante sua fala, Ana Carla destacou a força simbólica e transformadora do turismo, celebrando os avanços alcançados pelo setor sob a atual gestão do governo federal. Ela ressaltou o protagonismo de Foz do Iguaçu como destino turístico e o papel da cidade na construção de um modelo de turismo mais inclusivo, seguro e sustentável.

“Foz do Iguaçu tem sido essencial para que batêssemos metas históricas no turismo nacional. O setor é feito de pessoas, e é com elas e por elas que temos alcançado resultados. O turismo é, sim, do emprego, do PIB, da felicidade e, acima de tudo, do futuro. E o futuro começa hoje”, declarou a secretária.

Um dos destaques da cerimônia foi a formalização do apoio institucional ao Movimento Turismo que Protege, lançado nesta semana pelo Ministério do Turismo. A iniciativa amplia o alcance do Código de Conduta Brasil, convidando não apenas empresas do setor, mas também destinos turísticos, instituições públicas e privadas e a sociedade civil a se comprometerem com a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual.

Firmaram adesão ao movimento o Itaipu Parquetec, o Grupo Cataratas, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Instituto de Promoção Turística do Iguaçu (Visit Iguaçu). A secretária agradeceu a parceria e frisou que a escolha de Foz para o lançamento do movimento não foi por acaso. “Um destino que quer ser próspero – e Foz já é – não pode tolerar crimes como a exploração sexual infantojuvenil. Esse movimento nasce aqui, mas fala para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, também destacou o papel estratégico do turismo na transformação social e no desenvolvimento regional. Em sua fala, ele relembrou os desafios enfrentados por Foz após a construção da usina de Itaipu e celebrou a força do empreendedorismo local.

“O turismo foi a resposta ao desafio de reinventar essa cidade. Foz se desenvolveu com base naquilo que a natureza deu, o que Deus criou e o que o homem construiu com Itaipu. E hoje Itaipu reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e social, com o apoio a políticas públicas, como o Turismo que Protege, e com investimentos em projetos estruturantes no setor”, disse Enio.

Já o diretor da ONU Turismo no Brasil, Heitor Kadri, reforçou o compromisso da agência internacional com o fortalecimento do setor nas Américas. “Estamos em uma missão contínua de trazer o melhor do mundo para o Brasil e para as Américas. Este evento é um marco e um exemplo de como o turismo pode ser agente de transformação. O que está sendo feito aqui hoje reverbera internacionalmente”, afirmou.

Outro anúncio importante foi a criação de um mestrado em Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a ser ofertado na Itaipu Parquetec, fortalecendo o polo acadêmico e profissional do setor na região trinacional.

FESTIVAL DAS CATARATAS – Nesta quinta-feira (05.06), o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do Ministério do Turismo (MTur), Carlos Henrique Menezes Sobral, participa da programação com a palestra “Crédito e Investimento no Turismo”, às 14h, na Sala Arara Azul, no Rafain Palace Hotel & Convention.

Consolidado como um dos principais encontros do trade turístico da América Latina, o festival, que chega à sua 20ª edição, apresenta uma programação diversificada voltada à geração de negócios, à inovação e à sustentabilidade.

Entre os destaques estão a Feira de Turismo e Negócios, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, o Salão MICE Cataratas, a Mostra de Turismo Sustentável e a Rodada de Negócios do Sebrae Paraná.

O evento segue até sexta-feira (06.06), com atividades direcionadas a profissionais do setor. A entrada é gratuita, mediante credenciamento.

Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui