Início Turismo&Gastronomia Movimentação aérea doméstica cresce 14% em maio e registra segundo melhor resultado...

Movimentação aérea doméstica cresce 14% em maio e registra segundo melhor resultado do ano

6
0

Notícias

Crescimento em relação a maio de 2024 reforça o avanço do turismo nacional que fechou o mês com mais de 8,2 milhões de passageiros viajaram pelo Brasil

A movimentação no transporte aéreo brasileiro alcançou 8,2 milhões de passageiros em voos domésticos durante maio, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2024. Na comparação com abril de 2025, o aumento foi de 4%, superando os 7,9 milhões de viajantes registrados naquele mês.

Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) consolidam o quinto mês do ano como o segundo melhor desempenho do ano em volume de passageiros, atrás apenas de janeiro, que somou 8,6 milhões de embarques e desembarques em voos domésticos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou os novos números. “Os brasileiros estão viajando mais pelo país e esse crescimento é um reflexo direto do fortalecimento do turismo brasileiro. Mais pessoas estão conhecendo novos destinos e movimentando a economia, com geração de renda e emprego. Nosso compromisso é continuar trabalhando na ampliação da conectividade aérea, na oferta de rotas e na infraestrutura turística, potencializando a atividade no país”, afirmou Sabino.

O maior fluxo de passageiros entre as Unidades da Federação foi registrado na rota São Paulo–Rio de Janeiro, que liderou o ranking com 607,8 mil viajantes. Na sequência, aparecem as conexões entre São Paulo e Paraná, com 582,5 mil, e São Paulo–Santa Catarina, com 489,8 mil. Já o trecho São Paulo–Pará contabilizou 108,5 mil pessoas transportadas.

“O aumento no fluxo de passageiros não se concentra apenas nos grandes centros, mas também em destinos emergentes, o que fortalece o turismo regional e amplia as oportunidades de desenvolvimento econômico nas mais diversas regiões do Brasil”, complementou o ministro.

No ranking dos aeroportos com maior circulação, os terminais de Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Brasília (DF) ocuparam as primeiras posições. Confins (MG) e Campinas (SP) completam o top 5 em volume de passageiros. No Nordeste, o destaque foi o aeroporto de Recife; na Região Sul, o terminal de Porto Alegre; e, no Norte, o aeroporto de Belém registrou a maior movimentação.

Os números podem ser consultados na nova atualização do relatório de demanda e oferta disponibilizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui