Início Turismo&Gastronomia Ministério do Turismo realiza encontro para debater responsabilidade e proteção de crianças...

Ministério do Turismo realiza encontro para debater responsabilidade e proteção de crianças e adolescentes no setor

8
0

Notícias

Programação reúne temas para desenvolver um turismo ético e comprometido com os direitos humanos

Entre os dias 2 e 5 de junho, Foz do Iguaçu (PR) será palco do II Encontro de Turismo Responsável, evento que reúne especialistas nacionais e internacionais para debater práticas responsáveis e mecanismos de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico.

Com realização no Centro de Recepção de Visitantes do Turismo Itaipu, o encontro marca uma importante articulação entre o Ministério do Turismo, a iniciativa privada, governos estaduais e municipais, e a sociedade civil para promover um turismo ético e comprometido com os direitos humanos.

O Encontro também busca fortalecer o compromisso com o Código de Conduta Brasil, reforçando os esforços nacionais e internacionais para a erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

A ministra em exercício do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, ressalta que o evento reforça o compromisso do Brasil com a promoção de um turismo responsável, seguro e livre de violações de direitos. ” Essa iniciativa está alinhada à Política Nacional de Turismo e à Estratégia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, que reconhece o potencial do setor como vetor de transformação social”, complementa.

A programação começa na segunda-feira (2), às 18h30, com um cine-debate em torno do documentário “Apesar de…”, que aborda a história de uma contorcionista que foi vítima de abuso sexual entre os 8 e 11 anos de idade. A exibição abre espaço para reflexões sobre a vulnerabilidade de crianças e adolescente e como o setor de turismo pode agir para prevenção dessa prática.

O ponto alto do evento acontece na terça-feira (3), com o Seminário Internacional sobre a Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. A manhã contará com a abertura oficial, seguida de painéis como “Marajó – Caminhos de Cuidado e Resistência”, que traz relatos de atuação no território amazônico por organizações como o Instituto Mondó e o Instituto Dom Azcona.

Ainda no período da manhã, o painel “Infâncias Livres – Caminhos Inovadores na Prevenção da Exploração Sexual no Turismo” reunirá representantes da iniciativa privada, como a Atlantica Hospitality International, do setor público, como a Secretaria de Turismo de Sergipe, de Organização Não Governamental, como a Childhood e da sociedade civil como a Rede de Enfrentamento a Violência Sexual de Pernambuco, para apresentar ações inovadoras de proteção infantojuvenil no turismo.

A tarde será dedicada a boas práticas e experiências locais, com destaque para o painel “Conexões que Protegem: A Experiência de Foz do Iguaçu”, que contará com mediação do Ministério do Turismo e participação da Itaipu Binacional e da Rede Proteger.

Outro momento relevante será a roda de conversa com o Grupo de Ação Regional das Américas (GARA), que trará representantes da Costa Rica, Brasil, ECPAT Internacional e da Organização dos Estados Americanos (OEA) para compartilhar estratégias governamentais na prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo.

Encerrando a programação, o painel “Desafios e Avanços no Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” reunirá vozes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Ministério dos Direitos Humanos, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Polícia Federal e Câmara Municipal de Aracaju, reforçando a necessidade de ações articuladas entre os três poderes.

“Serão dias importantes e de muito trabalho para reforçarmos as políticas públicas de turismo responsável e ampliarmos a sensibilização sobre a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente destacando a importância do Código de Conduta Brasil e a responsabilidade coletiva de proteger nossas crianças e adolescentes”, reforçou a a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, Carolina Fávero.

GARA – O evento segue nos dias 4 e 5 de junho, com atividades específicas do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA), que atua atualmente em 15 países da América Latina e Caribe, com foco na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Em 2025, o Grupo celebra seus 20 anos de existência, e a programação inclui a XVIII Reunião Anual do GARA e uma Oficina de Planejamento, encontros restritos aos membros do grupo, mas emblemáticos por acontecerem no Brasil neste marco histórico.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui