Início Turismo&Gastronomia Ministério do Turismo apresenta iniciativas voltadas aos povos originários, em seminário com...

Ministério do Turismo apresenta iniciativas voltadas aos povos originários, em seminário com gestores indígenas

8
0

Notícias

Projeto inédito, que mapeia atividades turísticas por indígenas, foi destaque no evento

Em iniciativa inédita, o Ministério do Turismo conduz um mapeamento das comunidades indígenas com foco no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao etnoturismo. Esta e outras iniciativas da pasta, com foco no turismo responsável e de base comunitária foram apresentadas nesta sexta-feira (16) durante o 1° Encontro Nacional de Gestores Indígenas. O evento reuniu lideranças indígenas que atuam nas diferentes esferas do poder público.

Durante toda a semana foram discutidas iniciativas de sucesso e ações para fortalecer as redes de cooperação e promover políticas públicas representativas.

O mapeamento, conduzido pelo Ministério do Turismo, integra o projeto Brasil Turismo Responsável, parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. “Temos uma orientação do ministro do Turismo, Celso Sabino, de trabalhar o segmento de maneira inclusiva e representativa.

“Nossa expectativa é lançar o documento até o segundo semestre. Ele traz um diagnóstico que até então não tínhamos em torno do turismo indígena no Brasil. A ideia é que a partir de então ele seja sempre atualizado”, ressaltou a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável, Carolina Fávaro durante o encontro.

Outro projeto apresentado pelo Ministério do Turismo aos gestores indígenas foi o “Experiências do Brasil Original” (EBO), uma ação estratégica e bem-sucedida na estruturação e diversificação da oferta que impulsiona o Turismo de Base Comunitária em territórios indígenas e quilombolas.

“Os resultados foram expressivos, com 84 famílias atendidas, mais de 160 pessoas impactadas, 41 experiências turísticas desenvolvidas, capazes de proporcionar memórias únicas e transformadoras ao público-alvo”, comentou o Coordenador de Produção Associada ao Turismo, da Coordenação Geral de Produtos e Experiências, Humberto Pires da Silva, que apresentou em conjunto com Carolina Fávaro.

COOPERAÇÃO INTERMINISTERIAL – As parcerias desenvolvidas pelo Ministério do Turismo com os demais órgãos do governo também foram destacadas durante o evento. Dentre elas está um Acordo de Cooperação Técnica junto aos Ministérios de Povos Indígenas e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços além da Funai e Embratur para promover o turismo sustentável. Por meio deste acordo são realizadas capacitações, ações de promoção à comercialização de produtos de maneira sustentável e orientação aos gestores de turismo e turistas.

FORTALECIMENTO DO ETNOTURISMO – O etnoturismo é uma modalidade que valoriza a vivência cultural em comunidades indígenas, permitindo aos visitantes conhecerem os costumes, tradições, gastronomia e artesanato desses povos originários. Essa prática turística contribui para a preservação das culturas tradicionais e gera renda para as comunidades de forma sustentável.

No Brasil, existem mais de 300 povos indígenas, com grande potencial para o desenvolvimento do etnoturismo respeitoso e que valorize os saberes ancestrais. Iniciativas como as lideradas pelo Ministério do Turismo visam estruturar essas atividades, garantindo que as comunidades sejam protagonistas no planejamento e gestão das atividades turísticas em seus territórios.

Por Júlia de Aguiar
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui