Notícias
O Seminário Regional Centro-Oeste “Formação e Valorização de quem Alimenta o Brasil”, realizado em Brasília (DF), chegou ao segundo dia nesta quinta-feira (30). A programação incluiu uma série de palestras e oficinas voltadas para aprimorar as políticas de alimentação escolar. O evento, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), reuniu nutricionistas e merendeiras, fortalecendo a troca de experiências e o diálogo entre esses profissionais essenciais para o sucesso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Na quarta-feira (29), a programação contou com a aula magna ministrada pela professora Rute Costa, que abordou o tema “Culinária & Sustentabilidade: Reflexões para Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nas Escolas”. Durante sua fala, a professora destacou a relação entre alimentação e cultura, ressaltando como a forma de se alimentar reflete a identidade de pessoas e comunidades. Ela convidou os participantes a repensarem práticas culinárias a partir da valorização da cultura local, criando ambientes alimentares mais saudáveis e inclusivos.
Na parte da tarde, o seminário prosseguiu com o painel “Refeições Escolares na Promoção da Sustentabilidade”, mediado por Daniel Henrique Bandoni, do FNDE, que contou com a participação da Profa. Dra. Emanuele Batistela (UFMT) e da nutricionista Claudia Lulkin, da Secretaria de Educação de Alto Paraíso (GO). Em seguida, ocorreu o painel “Educação Alimentar e Nutricional para o Desenvolvimento Sustentável”, conduzido por Mariana Belloni Melgaço, também do FNDE, com a participação de Giorgia Castilho Russo, nutricionista, especialista em saúde no IDEC e consultora no UNICEF Brasil; e Najla Veloso, pós-doutora em Educação e PhD em Sociologia da Educação pela Universidade de Brasília, especialista sênior de alimentação escolar da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), coordenadora da Cooperação Brasil-FAO em alimentação escolar desde 2009 e membro da Secretaria Executiva da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES). Por fim, a mesa “Relatos de Experiências de Nutricionistas e Merendeiras”, mediada por Sineide Neres, que atua no Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, trouxe contribuições práticas e inspiradoras de profissionais que atuam na alimentação escolar, em diferentes regiões do Centro-Oeste.
No segundo dia, nesta quinta-feira (30), as atividades começaram com o painel “Segurança dos Alimentos”, conduzido pela nutricionista Fabiana Borreto. Em seguida, foi realizada a mesa “Incentivando o Aleitamento Materno nas Creches”, mediada por Lorena Chaves Medeiros, do FNDE, que destacou estratégias e práticas para apoiar mães e crianças em fase de aleitamento. O painel contou com a participação de Renata Araújo, assessora técnica para as ações de aleitamento materno e alimentação complementar saudável do Ministério da Saúde, e Regicely Aline Brandão, oficial de Saúde e Nutrição do UNICEF Brasil. O encerramento do seminário contou com uma aula-show ministrada pelo chef Alcyr Viana, que promoveu uma aula prática e animada, compartilhando suas experiências e técnicas em gastronomia sustentável, especialmente no uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) no contexto da alimentação escolar.
As trocas de experiências ao longo dos dois dias de evento consolidaram o seminário como um espaço de capacitação e articulação entre profissionais da alimentação escolar e gestores municipais. A expectativa é que as experiências compartilhadas fortaleçam ainda mais o PNAE e ampliem o impacto positivo nas comunidades escolares do Centro-Oeste.