Início Turismo&Gastronomia FITUR 2025: “Sob a gestão do presidente Lula, Brasil está de portas...

FITUR 2025: “Sob a gestão do presidente Lula, Brasil está de portas abertas para o mundo”, afirma ministro do Turismo na abertura do evento

67
0

Notícias

Destinos brasileiros são protagonistas da 45ª edição da Feira, que é estratégica e inicia o calendário internacional de promoção turística

“Hoje, sob a gestão do presidente Lula, nosso país está se transformando e de portas abertas para todo o mundo”. Foi com essa afirmação que o ministro do Turismo, Celso Sabino, iniciou sua fala durante a abertura oficial de um dos maiores eventos mundiais do setor: a Feira Internacional de Turismo (FITUR), que acontece em Madri, na Espanha.

A cerimônia teve as presenças do Rei da Espanha, Dom Felipe, e de sua esposa, Dona Letizia. Os dois visitaram a Feira ao lado de presidentes das comunidades autônomas espanholas e de autoridades a exemplo do embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, e do ministro do Turismo, Celso Sabino, representando o Brasil como o grande homenageado da 45ª edição da FITUR.

O título de homenageado confere ao Brasil uma posição de destaque no evento, reforçando o compromisso do governo federal de promover o país como destino de referência no turismo internacional.

“É uma honra o Brasil estar sendo o país homenageado da FITUR. Estamos seguros e agarrando todas as oportunidades para mostrar que não se pode passar por esse mundo sem antes conhecer o Brasil, conhecer a alegria do povo brasileiro, a culinária, a natureza, a nossa diversidade”, ressaltou o ministro Celso Sabino, frisando que o Brasil tem trabalhado com a premissa de desenvolver o turismo de forma responsável e sustentável.

Até domingo, os visitantes da Feira conhecerão tanto no estande brasileiro – que ocupa um espaço de 308 m² e reúne 37 coexpositores de diferentes estados – quanto nos espaços públicos do evento a diversidade de atrativos brasileiros, apresentados por meio de experiências com foco em sustentabilidade, cultura e negócios.

Ao destacar o trabalho que o Brasil vem realizando no turismo, o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, lembrou que, neste ano, o Brasil estará no centro de grandes discussões mundiais. “É um grande orgulho e felicidade ter o Brasil como anfitrião da FITUR. Como vocês sabem, o ministro Celso Sabino é o presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo e, desta forma, estaremos trabalhando cada vez mais juntos, principalmente neste ano que o Brasil sediará a COP 30 e a reunião do BRICS”, afirmou Pololikashvili.

O ministro de Indústria e Turismo da Espanha, Jordi Hereu, também enfatizou o protagonismo brasileiro na Feira. “É um orgulho contar com o Brasil como país homenageado da FITUR aqui na Espanha. Temos muitas coisas para poder colaborar e cooperar com esse país amigo, que nos une de tantas formas, porque o turismo pode contribuir muito mais do que no desenvolvimento econômico”, enfatizou o ministro espanhol.

*INVESTIMENTOS* – Além do investimento na promoção turística, a estratégia nacional na FITUR inclui a atração de novos negócios ao setor. Neste sentido, o Brasil contou com a parceria da ONU Turismo e da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) na construção do Guia “UNWTO Tourism Doing Business”, que será lançado durante a Feira, reunindo uma série de informações e cenários sobre investimentos no turismo brasileiro.

“A publicação apresenta informações e orientações valiosas sobre os benefícios, as condições e as oportunidades para o investimento estrangeiro no território nacional”, finalizou Sabino.

O compromisso com a sustentabilidade está presente em todas as ações do Brasil na FITUR. O principal foco é a COP 30, que, pela primeira vez, acontecerá neste ano na porta de entrada da Amazônia Brasileira, a cidade de Belém (PA), no mês de novembro.

Confira AQUI fotos da participação do Brasil na FITUR. 

Por Paula Rosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui