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O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou, nesta quarta-feira (14), o I Encontro de Líderes da autarquia em 2025. Com o tema “Políticas Públicas do FNDE com Base em Evidências”, o evento ocorreu no auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU), em Brasília, e reuniu diretores, coordenadores, chefes de divisão e novos servidores para discutir estratégias de aprimoramento na gestão dos programas educacionais.
A diretora de Administração, Leilane Barradas, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da integração entre as áreas para fortalecer a gestão institucional. Na sequência, a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou a necessidade de alinhar a produção acadêmica às demandas práticas enfrentadas pelo órgão, enfatizando que os desafios da gestão educacional podem ser transformados em oportunidades quando há uma aproximação entre pesquisa e prática.
Pacobahyba também mencionou a importância de simplificar a legislação e a comunicação técnica para facilitar o acesso aos recursos, citando como exemplo a experiência do projeto FNDE Chegando Junto, que ajudou a impulsionar a retomada de obras de educação na região do Marajó, no Pará. Segundo ela, a iniciativa contribuiu para melhorar os índices de conclusão das obras na região, refletindo o impacto positivo de uma abordagem mais acessível e clara. “Após nossas visitas à região, houve momentos em que a média de retomada de obras da educação no Marajó atingiu o dobro da média nacional”, frisou. “Bastou tirarmos as complexidades e falarmos em uma linguagem mais clara e simples.” Para a presidente do FNDE, o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação já é uma grande vitória do Governo Lula, com mais de duas mil obras aprovadas em todo o país.
O encontro também contou com a participação do professor doutor Lucelmo Lacerda, que apresentou a palestra “Prática Baseada em Evidências”. O professor destacou que a formulação de políticas públicas eficazes exige critérios científicos claros, como os utilizados pelo Institute of Education Sciences, nos Estados Unidos, que valida instrumentos de avaliação e revisa evidências científicas para a educação. Ele também explicou como metodologias como ensaios educacionais randomizados e delineamentos de sujeito único podem ser aplicadas para avaliar o impacto real de políticas como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Ao final da apresentação, o professor propôs duas abordagens para a inovação na gestão pública: a solução retrospectiva, que prioriza práticas já validadas por evidências científicas, e a solução prospectiva, que envolve desenho experimental de políticas, coleta de dados e ajustes em tempo real. “Somente assim poderemos entender o que funciona, para quem e em que condições, garantindo decisões mais assertivas na educação pública.”, encerrou Lacerda.