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Em abril, turistas estrangeiros contribuem com quase R$ 4 bilhões na economia brasileira

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Gastos de visitantes internacionais crescem 12% em comparação ao mesmo período do ano passado

Seja pelas praias, pela cultura ou pela hospitalidade, o Brasil tem encantado cada vez mais turistas estrangeiros. O país registrou, em abril de 2025, a entrada de US$ 693 milhões em divisas provenientes dos gastos de visitantes vindos de fora. O valor equivale a R$ 3,94 bilhões, segundo a cotação média do período, e representa um aumento de quase 12% em relação ao mesmo mês de 2024. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (26) pelo Banco Central (Bacen), e analisados pelo Ministério do Turismo.

O resultado reforça a tendência positiva do setor nos últimos dois anos. De janeiro a abril, o país já acumulou US$ 3,094 milhões em receitas geradas pelos visitantes vindos de outros países exclusivamente por atividades turísticas, crescimento de 15% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse montante é fruto dos gastos dos 4.425.888 de turistas internacionais que visitaram o Brasil no período.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números refletem o fortalecimento da imagem do Brasil no cenário internacional. “O crescimento consistente na chegada de visitantes estrangeiros mostra que o Brasil está cada vez mais presente no radar global do turismo e a entrada desses recursos no país impactam diretamente na nossa economia. Nosso país tem atrativos únicos e continuamos trabalhando para que mais pessoas descubram e vivenciem essa diversidade,” enfatizou.

O desempenho expressivo de abril foi impulsionado, também, pelo aumento da movimentação aérea. Pela primeira vez desde o início da série histórica, em janeiro de 2000, o número de passageiros em voos internacionais superou 2 milhões no mês de abril — um crescimento de 17,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A expectativa é que o fluxo de turistas internacionais continue crescendo nos próximos meses, impulsionado por grandes eventos, como a COP30, a entrada gradual da alta temporada, com as férias de julho do verão Europeu, e os esforços de promoção do Brasil como destino turístico.

Por Fabio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

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