A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) anunciou no final da tarde desta quarta-feira (5) que realizou a paralisação de 15 sistemas de abastecimento de água em Pernambuco.
De acordo com a companhia, a medida foi tomada “devido à falta de energia ou pela qualidade da água bruta de mananciais“.
• Apac e Inmet renovam alertas: chuvas moderadas a intensas em Pernambuco até esta quinta-feira (6)
• Governadora Raquel Lyra oferece apoio a prefeitos de cidades afetadas pela chuva
Durante o início da tarde desta quarta, a Compesa já havia acionado o Protocolo de Segurança de Abastecimento de Água em áreas de morro.
No entanto, a medida foi ampliada de forma preventiva. Segundo a companhia, os seguintes municípios foram afetados pela paralisação:
- Aliança
- Carpina
- Itaquitinga
- Timbaúba
- Belém de Maria
- Barreiros
- Vitória de Santo Antão
- Olinda
- Igarassu
- Paulista
- Ipojuca
- Cabo de Santo Agostinho
- Recife
A fornecedora informou ainda que está em “tratativas com a Neoenergia e tomando todas as providências para que as unidades retomem sua operação normal com a máxima brevidade“.
Além disso, os técnicos da área de controle de qualidade de água também realizam coletas e análises dos mananciais comprometidos.
Agora, a Compesa aguarda a redução do teor de turbidez da água. Assim que possível, o abastecimento das áreas afetadas será retomado, informa a companhia.
Confira o comunicado oficial da Compesa: