Início Turismo&Gastronomia Brasil sediará edição de 20 anos da reunião anual do GARA com...

Brasil sediará edição de 20 anos da reunião anual do GARA com foco na prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo

10
0

Notícias

O evento acontece entre os dias 2 e 5 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), com a participação de 15 países da América Latina e do Caribe com a missão de debater estratégias de cooperação para desenvolver e compartilhar políticas públicas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico

A proteção de crianças e adolescentes estará no centro dos debates entre os dias 2 e 5 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), durante o II Encontro de Turismo Responsável, que contempla a 18ª Reunião Anual do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA). Neste ano, o encontro acontece no Brasil e reunirá líderes, especialistas e representantes atuantes na defesa da infância e na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no setor de turismo.

A edição em solo brasileiro também marcará um momento histórico: os 20 anos de atuação do GARA na promoção de um turismo protetor da infância.

“Temos o compromisso de fazer do setor turístico um ambiente seguro para todos — mas, principalmente, para as crianças e adolescentes que devem crescer livres, protegidos e com seus direitos plenamente respeitados, onde quer que estejam. Esse é um assunto prioritário para nós”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Formado por 15 países da América Latina e do Caribe, além do Brasil, o GARA reúne Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Juntos, esses países integram uma plataforma estratégica de cooperação para desenvolver e compartilhar políticas públicas, ações preventivas e estratégias de enfrentamento à exploração sexual infantil no turismo.

Com esse compromisso, o Ministério do Turismo é membro ativo do GARA e participa de forma contínua dos encontros, apresentando iniciativas voltadas ao turismo responsável e sustentável. Entre as principais ações está a promoção do Código de Conduta Brasil, uma ferramenta de adesão voluntária para empresas e profissionais do setor turístico, que orienta sobre como prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, destacou que o turismo responsável é um compromisso coletivo. “Ao estimular a adesão ao Código de Conduta Brasil, fortalecemos uma rede de proteção forte, que envolve empresários, profissionais e toda a cadeia do setor. Nosso objetivo é claro: garantir que o turismo brasileiro seja não apenas um motor de desenvolvimento, mas também um espaço seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes”.

A adesão ao Código exige que o interessado esteja registrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e firme um termo de compromisso com a causa. A proposta é sensibilizar e capacitar empresários, funcionários e colaboradores para que se tornem agentes ativos na proteção dos direitos de crianças e adolescentes no turismo.

CIDADE-SEDE – A escolha de Foz do Iguaçu como sede da reunião reforça o caráter simbólico e estratégico do evento. Localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, a cidade será o cenário ideal de integração internacional para reafirmar o compromisso dos países em promover ações integradas voltadas ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo

Além dos debates da 18ª Reunião Anual, a programação inclui uma Oficina de Planejamento, voltada ao fortalecimento das articulações regionais e à definição da estratégia para os próximos anos.

por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui