Notícias
Nessa segunda-feira, 26, a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participou de visita à Escola Indígena Jenipapo Kanindé, no município de Aquiraz (CE), ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana e da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva. O encontro, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), destacou iniciativas voltadas à alimentação escolar e ao combate à fome.
A unidade de ensino, que tem o corpo docente formado por professores indígenas, desenvolve uma série de projetos pedagógicos voltados para a valorização da cultura, da identidade e do protagonismo dos estudantes.
A escola também assegura, diariamente, a oferta de alimentação escolar aos alunos dos turnos da manhã, tarde e noite, como parte das ações de promoção do direito à educação com dignidade. Os cardápios são elaborados com base nos princípios da alimentação saudável e adequada, incluindo produtos oriundos da agricultura familiar local, respeitando o percentual mínimo de 30% estabelecido pela legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“É emocionante ver de perto o impacto positivo que a alimentação escolar tem na vida das crianças e jovens, especialmente em comunidades indígenas. Nosso compromisso é garantir que esses recursos continuem chegando de forma efetiva para fortalecer a educação e a dignidade desses estudantes”, destacou a presidente Fernanda Pacobahyba.
Ainda no município, eles visitaram a organização não governamental Tapera das Artes, escola de arte e entretenimento que atende cerca de 2.500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Fundada em 1983, a entidade desenvolve atividades de educação coletiva de música e formação cultural no mundo das artes.
Alimentação escolar – A comitiva realizou também tratativas para a Segunda Cúpula Global da Coalizão pela Alimentação Escolar, que será realizada em setembro deste ano, em Fortaleza. “Como embaixadora da alimentação escolar no Brasil, tenho a honra de fazer parte dessa iniciativa global para garantir que todas as crianças tenham acesso a refeições escolares saudáveis e nutritivas até 2030”, afirmou Janja.
Mais tarde, em visita a projeto social voltado ao combate à fome e à desigualdade social, Santana falou sobre a importância de tirar o país do mapa mundial da fome. “É uma obsessão do presidente Lula acabar com a fome no Brasil, como ele já fez no seu segundo mandato, tirando o país do Mapa da Fome”, destacou o ministro, durante a formatura de 432 alunos e alunas do curso de panificação social Amor na Massa, em Fortaleza. O programa integra o programa Ceará Sem Fome, iniciativa do governo do Ceará.
“Combater a insegurança alimentar e a pobreza são propósitos que temos em comum, e pelo qual trabalhamos com muita dedicação, em especial o presidente Lula”, completou a primeira-dama.
Álbum de fotos – Visita à Escola Indígena Jenipapo-Kanindé
Assessoria de Comunicação do FNDE, com informações do MEC