Início Turismo&Gastronomia Secretária executiva do Ministério de Turismo participa de abertura da exposição que...

Secretária executiva do Ministério de Turismo participa de abertura da exposição que retrata a diversidade cultural do Festival Sairé

53
0

Notícias

O festejo é realizado há mais de 300 anos no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA)

A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, participou nesta terça-feira (11), da abertura da exposição ‘Sairé – Celebração, louvor e disputa dos Botos’, no Senado Federal, em Brasília. A mostra, do fotógrafo paraense, Alexandre Baena, remete um dos eventos mais tradicionais do Norte do Brasil, retratando sua rica cultura e diversidade, com danças, religiosidade e folclore. 

A Festa do Sairé, realizada há mais de 300 anos no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA), mescla ritos religiosos e folclóricos, atraindo turistas de diversas regiões do país e do exterior. “É uma honra, como paraense, ver minha cultura, meu povo e nossas tradições sendo representadas, aqui, no Senado Federal, com essa exposição que tem um significado tão importante de representatividade e que movimenta o turismo gerando renda e emprego na nossa região”, afirmou Ana Carla Lopes. 

Ano passado, a Festa do Sairé foi reconhecida como manifestação da cultura nacional. A Lei nº 1765/2024, sancionada pelo presidente Lula, com o apoio do Ministério do Turismo, confere maior relevância à festa, abrindo portas para novas oportunidades de investimentos turísticos. 

Durante a abertura da exposição, o Ministério do Turismo recebeu do artista paraense uma de suas telas. Intitulada “Renascimento do Boto”, a arte ficará na sede do MTur ao final da rodada itinerante da mostra, que vai visitar as cinco regiões brasileiras, apresentando ao público um recorte do rito religioso e da disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. 

APOIO FINANCEIRO – Em 2024, com o objetivo de apoiar a cultura e as tradições regionais nacionais, o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou a destinação de mais de R$ 3 milhões para o Festival Sairé. Foi a primeira vez que a manifestação cultural recebeu incentivo do Governo Federal. Este ano, o Sairé 2025 já tem data marcada: de 18 a 22 de setembro, de celebração da cultura paraense e contará com o apoio do Ministério do Turismo mais uma vez, valorizando as tradições nortistas.

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui