Início Turismo&Gastronomia FITUR 2025: Com turismo em alta, Brasil será o grande protagonista da...

FITUR 2025: Com turismo em alta, Brasil será o grande protagonista da feira, levando ações e promoção turística aos visitantes

18
0

Notícias

Evento será a oportunidade do Brasil apresentar ao mundo sua força como destino turístico internacional, além de buscar investimentos estratégicos para o setor no país

A partir desta quarta-feira (22), Madri, na Espanha, será palco da Feira Internacional de Turismo (FITUR), um dos maiores eventos globais do setor, que dá a largada para o calendário internacional do turismo. O destaque deste ano é o Brasil, que será o país homenageado desta edição. A feira reunirá 156 países, 884 expositores e mais de 9,5 mil empresas, com um público estimado em 250 mil pessoas entre profissionais e visitantes.

“Neste ano importante para o Brasil, quando seremos sede do BRICS e da COP30, iniciamos com uma excelente oportunidade de apresentar ao mundo a força do Brasil como destino turístico internacional e também atrair investimentos estratégicos para o setor no país”, ressalta o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A diversidade brasileira, com seis biomas, 23 patrimônios reconhecidos pela UNESCO, a rica gastronomia, além das centenas de belezas naturais espalhadas de Norte a Sul, serão o centro das atenções. Em um espaço de 308 m², o estande brasileiro abrigará 37 coexpositores, de diferentes estados, que levarão ao público os encantos e oportunidades do turismo nacional.

O evento também será uma oportunidade de consolidar a imagem brasileira como uma das economias mais dinâmicas do mundo e o segundo destino mais procurado para investimentos estrangeiros diretos. “Desde 2023, sob a liderança do presidente Lula, temos demonstrado resiliência e compromisso com responsabilidade econômica, social e ambiental. O Brasil está em um excelente momento para o turismo”, completou o ministro.

AGENDA – O Brasil terá uma programação intensa na FITUR. No primeiro dia do evento, na quarta-feira (22.01), será realizada a abertura oficial, com visitação aos estandes, com previsão da participação do Rei da Espanha, Felipe VI, que deverá passar pelo espaço brasileiro.

Já na quinta-feira (23.01), entre os destaques está o lançamento do Guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil”, que apresenta oportunidades de investimento no país. Na mesma data, o ministro do Turismo, Celso Sabino, toma posse na presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo. Ainda no mesmo dia, será realizado o Seminário de Investimento Turístico na América Latina e Caribe.

No penúltimo dia do evento (24.01), o estande Brasil será palco para atendimentos bilaterais com diferentes países, em busca de novas oportunidades para promoção turística nacional.

SUSTENTABILIDADE – O compromisso com a sustentabilidade, também será a marca do Brasil na FITUR, promovendo práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Considerando o turismo como um motor de inclusão e progresso sustentável, o país irá reforçar a sua marca sobre o tema, em especial no ano que a COP30 será realizada em Belém, no Pará, porta de entrada para Floresta Amazônica.

Por Fábio Marques 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui