Notícias
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, cumpre, neste domingo (6/7), agenda em Santarém no Pará. O Ministro anunciará apoio de R$ 300 mil ao projeto Muiraquitã, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), para capacitar comunidades ribeirinhas em Santarém, Aveiro e Belterra, com foco em turismo voluntário e formação de agentes comunitários. A iniciativa inclui oficinas e cursos integrados às ações de saúde do Navio Hospital Escola Abaré, operado com a USP.
A visita técnica também marcará a formalização de guias comunitários no Cadastur. A ação fortalece o turismo de base comunitária e aproxima políticas públicas de populações remotas, visando a visitação consciente e a geração de renda.
O projeto Muiraquitã leva em conta os desafios logísticos da região, como a dificuldade de transporte por vias tradicionais e o acesso limitado a serviços públicos. A proposta é aproximar políticas públicas de populações historicamente afastadas dos centros de decisão, fomentando inclusão e integração nacional a partir da atividade turística.
Serviço:
O quê: Recursos para capacitação de turismo voluntário, segurança turística e formação de agentes comunitários de turismo.
Onde: Barco Abaré da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) , ancorado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Quando: 06/07 (domingo) às 11h
Assessora em viagem: Cléo Soares – (61) 9 9435-6226