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Viagens corporativas devem movimentar R$ 9 bilhões no segundo semestre, aponta Abracorp

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A expectativa de crescimento vem se confirmando ao longo do ano. Apenas em maio, o setor registrou faturamento de R$ 1,187 bilhão

O setor de viagens corporativas segue em expansão no Brasil e deve encerrar o segundo semestre de 2025 com um faturamento de R$ 9 bilhões, segundo estimativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). O valor representa um crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, quando o faturamento foi de R$ 6,722 bilhões.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números refletem o fortalecimento da cadeia produtiva do setor e seu papel estratégico na economia brasileira. “O turismo de negócios é fundamental e impacta diretamente o crescimento da nossa economia. Os resultados positivos demonstram não só a confiança do mercado, mas também o esforço conjunto para profissionalizar, planejar e otimizar cada vez mais as viagens corporativas no país”, destacou.

A expectativa de crescimento vem se confirmando ao longo do ano. Apenas em maio, o setor registrou faturamento de R$ 1,187 bilhão — alta de 1,24% em comparação ao mesmo mês de 2024, que somou R$ 1,172 bilhão. Os dados são resultado do monitoramento mensal feito pela Abracorp, que acompanha 11 segmentos do mercado.

“O mês de maio manteve a série de desempenho positivo que temos observado ao longo de 2025. Com esse ritmo, acreditamos que encerraremos o ano com um faturamento total de R$ 14 bilhões”, afirma Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp.

No recorte por segmentos, cinco dos 11 setores analisados apresentaram crescimento em relação a maio do ano anterior, com destaque para os serviços rodoviários e de hotelaria, que registraram aumentos de 18% e 4%, respectivamente.

Outro dado relevante levantado pela Abracorp diz respeito ao comportamento de compra de passagens aéreas. Em maio, quase 50% das viagens nacionais foram marcadas com pelo menos 16 dias de antecedência — um indicativo de maior planejamento e eficiência na gestão dos custos com deslocamentos. Por outro lado, apenas 6% das passagens foram compradas com um dia de antecedência.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

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