Início Saúde FNDE leva PNLD à Bienal do Rio e reforça direito à leitura

FNDE leva PNLD à Bienal do Rio e reforça direito à leitura

7
0

Notícias

Com estande interativo, governo federal destaca a leitura como política pública fundamental para a qualidade da educação

Começou nesta sexta-feira (13), no Riocentro, a Bienal do Livro Rio 2025. A edição marca a consagração do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro — título inédito concedido pela Unesco — e oferece uma experiência literária imersiva e sensorial com o conceito de Book Park, reunindo atrações para todos os públicos. 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), participa do evento com um estande institucional que apresenta, de forma lúdica e acessível, o impacto do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) na vida de milhões de estudantes da rede pública. Ao longo dos dez dias de programação, o espaço recebe educadores, estudantes, gestores e visitantes em atividades que reafirmam a leitura como política de Estado.

“O acesso ao livro é um direito. E esse direito é garantido por meio de políticas públicas bem estruturadas como o PNLD. O FNDE tem orgulho de executar esse programa com transparência, escala e impacto, assegurando que crianças e jovens recebam livros de qualidade em todos os cantos do país”, afirmou Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE. 

O estande institucional traz uma exposição de livros didáticos e literários da Educação Infantil ao Ensino Médio, linha do tempo sobre a política do livro no Brasil, materiais interativos e recursos de acessibilidade. Além disso, conta com a presença de técnicos do programa, que realizam atendimento ao público sobre o funcionamento e as inovações do PNLD. As atividades incluem também contação de histórias diária e distribuição de kits com livros literários para estudantes. 

“A presença do FNDE na Bienal é uma forma de dar visibilidade à complexidade e à relevância do PNLD. Nosso objetivo é mostrar que por trás de cada livro entregue há uma política pública robusta, pensada com critérios técnicos, pedagógicos e de acessibilidade. Ao dialogar com educadores, famílias e estudantes nesse espaço, reforçamos o compromisso com a transparência e com uma educação pública de qualidade que começa com o acesso à leitura.” — Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais do FNDE.

A iniciativa é uma oportunidade de mostrar como o PNLD é estruturado, desde a escolha das obras pelas escolas até sua entrega em sala de aula, passando por processos de avaliação técnica, pedagógica e de acessibilidade que garantem a qualidade, a diversidade e a adequação dos materiais às redes de ensino.

“Muita gente desconhece que são os professores das redes públicas que escolhem os livros didáticos a serem utilizados. O estande permite explicar essa lógica de forma direta, transparente e próxima de quem é impactado por essa política”, explicou Patrícia Costa Dias, coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE. 

PNLD – Reconhecido como uma das maiores políticas públicas de leitura do mundo, o PNLD atende 100% das escolas públicas de educação básica com obras didáticas, pedagógicas e literárias gratuitas. A cada ciclo, são distribuídos mais de 150 milhões de livros, assegurando que estudantes de todo o país tenham acesso a materiais de qualidade. O programa é executado com base em critérios técnicos, pedagógicos e de acessibilidade e tem como diferencial a participação ativa de professores e gestores escolares no processo de escolha das obras utilizadas em sala de aula.

Bienal do Livro Rio 2025 – O evento segue até o dia 22 de junho e deve reunir mais de 600 mil visitantes. A programação inclui autores nacionais e internacionais, encontros de fãs, rodas de conversa e experiências literárias como o Labirinto de Histórias, o Escape Bienal e a Roda-Gigante Leitura nas Alturas. Professores e bibliotecários têm entrada gratuita mediante comprovação profissional. Mais informações e ingressos estão disponíveis em: www.bienaldolivro.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui