Início Pernambuco O balancê da despedida junina

O balancê da despedida junina

8
0
img_alt

img_alt

Com 32 atrações em quatro polos, Recife se despede do São João mais autêntico do Nordeste neste domingo (29), dia de celebrar São Pedro com ciranda, forró, quadrilha, shows infantis e homenagem à rádio pública Frei Caneca FM. (Foto: Maurício Ferry/PCR)

 

Domingo, 29 de junho, Dia de São Pedro: última chance para forrozeiras e forrozeiros, recifenses e turistas aproveitarem o São João do Recife 2025. No Sítio Trindade, 15 atrações embalaram a programação no Palco Principal, na Sala de Reboco e no Pavilhão Infantil. No Polo Rio Branco, a festa começa às 12h e só encerra depois das 21h, com sete atrações, para todos os públicos e idades. Já o pátio que leva o nome do padroeiro da despedida junina vai oferecer celebração em dobro, comemorando também o aniversário da Rádio Frei Caneca, com quatro shows, a partir das 17h. E ainda vai ter forró descentralizado, no polo de Brasília Teimosa.

O derradeiro dia de festa no Sítio Trindade, coração das tradições juninas da capital, recebe grandes nomes da música nordestina. A partir das 17h, o Palco Principal será comandado por atrações como Mestre Galo Preto, João Lacerda, Quinteto Violado, Josildo Sá e Fulô de Mandacaru, com discotecagem do DJ Pepe nos intervalos. Na Sala de Reboco, o autêntico forró pé-de-serra ganha força com artistas como Truvinca dos 8 Baixos, Joquinha Gonzaga e Salatiel de Camarão. Já no Pavilhão Infantil, o clima será de alegria para os pequenos, com Quadrilha Mirim Evolução, Bandinha Circense do Recife, Turma da Irahzinha, entre outras atrações. 

O arrasta-pé da despedida também vai encher de acordes o centro da cidade. Na Avenida Rio Branco, o público poderá curtir desde o forró do Trio Harmonia até a energia contagiante de Tio Bruninho, ideal para toda a família. O encerramento será ao som do forrozeiro Assisão e da cantora Sarah Leandro com o Forró de Bodocó. No Pátio de São Pedro, o clima será de comemoração em dobro: a Frei Caneca FM, rádio pública do Recife, celebra mais um aniversário, com uma programação especial, que vai reunir as muitas músicas que se encontram no Recife, desde a ancestralidade do Coco dos Pretos ao maracatu do futuro de Nailson Vieira, passando pelo autêntico forró do Fim de Feira e da majestade Anastácia.

No polo de Brasília Teimosa, os festejos descentralizados espalham seus últimos acordes. Neste domingo, a festa acontece com apresentações da Quadrilha Junina Tradição, do sanfoneiro Baixinho dos Oito Baixos e das cantoras Carla Alves, Nena Queiroga e Marília Marques, encerrando com a Banda Santropê. O DJ Baloo comanda os intervalos.

Véspera de São Pedro – Ontem (28), o balancê da véspera de São Pedro foi animado. O Sítio Trindade ficou cheio de alegria para conferir os shows de Coco dos Pretos, Fim de Feira, Joyce Alane, Forró na Caixa e Mestre Ambrósio. No Pátio de São Pedro, nem a chuva esfriou os festejos juninos. Os shows tiveram início com Ciranda Mimosa. Em seguida, Tonfil levou ao palco um repertório feito de poesia e sonoridades nordestinas, aquecendo o público para a sequência da noite. O grupo Cascabulho manteve o clima animado e Maciel Melo emocionou a plateia com clássicos do forró.

Fechando a programação em grande estilo, Jorge du Peixe apresentou o espetáculo Baião Granfino, em que homenageia Luiz Gonzaga com releituras modernas e envolventes do repertório do Rei do Baião. 

A professora Ediee Soares, 28 anos, saiu de Carpina para usufruir do penúltimo dia do ciclo junino recifense no Pátio com nome de santo, onde a cultura é um sagrado sempre celebrado. “Está tudo perfeito, organizado, limpo e seguro”, comentou ela, enquanto curtia a festa junto ao marido.

Os polos de Brasília Teimosa e Poço da Panela mostraram que o coração do Recife junino ainda pulsa nesta reta final. Em Brasília Teimosa, o arrasta-pé começou cedo, à beira-mar e sob a proteção de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Quem abriu a programação foi o grupo Sereias Teimosas, com cantos cheios de força e resistência, exaltando as tradições populares e a potência das mulheres da comunidade pesqueira. Logo depois, Tio Geraldo conquistou os pequenos com brincadeiras e músicas divertidas, arrancando sorrisos e aplausos.

Luziana Angélica, 31 anos, cresceu no bairro e levou os filhos, a prima e os sobrinhos para curtir o polo. “Cheguei logo cedo com as crianças, elas amaram e a gente também. É bom demais ver uma programação pensada para elas. O São João tem que ser de todo mundo, né?”, disse, Luziana, entre um balancê e outro.

A programação seguiu com o brega romântico de Luiza Ketilin, o som enraizado de Romero Ferro, a irreverência de Clara Sobral e encerrou com o agito da Pikape de Luxo, que colocou todo mundo para dançar. 

Enquanto isso, no Poço da Panela, a noite começou com a alegria da Quadrilha Junina Mirim Balancê, seguida pela potência da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, regida pelo Maestro Forró. Quando Martins subiu ao palco, a emoção tomou conta. Entre sambas, cocos, xaxados e canções autorais, o artista passeou por memórias afetivas e ainda surpreendeu o público com a participação especial de Almério. “Botei no repertório músicas da minha carreira, de artistas que eu gosto muito e também o forró tradicional, essa herança maravilhosa da nossa cultura popular. O público estava lindo, o palco, maravilhoso”, contou Martins, que logo em seguida se apresentou com o Forró na Caixa, no Sítio Trindade.

Para Ricardo Tibério, de 55 anos, morador do Poço da Panela, os festejos juninos são sempre aguardados com entusiasmo. “Aqui é diferente. A gente conhece todo mundo, traz a cadeira, dança com o vizinho. É um lugar de gente interessante, de cabeça aberta, que valoriza a cultura popular. E é isso: a gente vem para se divertir, sem violência, todo mundo em harmonia”, contou Ricardo, todo animado.

O arrasta-pé continuou com Gerlane Lops, que incendiou o polo, enquanto a Banda Regente Joaquim, eleita por votação popular, representou com orgulho a tradição local. Fechando a noite, a Banda Flor de Mel levou o público a uma verdadeira viagem no tempo, embalada pelos forrós de antigamente. 

Para Angélica, filha de Seu Vital, figura muito querida e celebrada no bairro, o São João deste ano chegou com um gosto diferente. “Perdemos meu pai no dia 1º de maio. Esse ano está sendo diferente, com muita nostalgia. Ele amava o São João, acendia a fogueira, dançava forró, adorava milho… são muitas lembranças”, contou, emocionada. Apesar do luto, ela também destaca a importância da festa para o sustento da família. “É nessas grandes celebrações que a gente consegue faturar um pouco mais. É a garantia do nosso sustento”, explicou.

Ainda dá tempo de faturar e aproveitar os últimos acordes do São João mais nordestino do Nordeste todinho. Confira a programação:

 

SÍTIO TRINDADE

 

DIA 29 (DOMINGO)

 

Palco Principal

17h – Mestre Galo Preto

18h20 – João Lacerda

19h50 – Quinteto Violado

21h20 – Josildo Sá

22h50 – Fulô de Mandacaru

*DJ Pepe nos intervalos

 

Sala de Reboco

17h – Truvinca dos 8 Baixos

18h20 – Cátia Lemos

19h50 – Joquinha Gonzaga

21h20 – Salatiel de Camarão

22h50 – Aécio dos Oito Baixos

 

Pavilhão Infantil

15h – Quadrilha Junina Mirim Evolução

15h40 – Bandinha Circense do Recife

17h – A Bandinha

18h20 – Turma da Irahzinha

19h40 – Joanah Flor – Pernambucaninhus

 

RIO BRANCO

 

DIA 29 (DOMINGO)

12h – Trio Harmonia

15h – Tio Bruninho

16h – Quadrilha Junina Origem Nordestina

17h – Boi Mimoso da Bomba do Hemetério

18h – Ceiça Moreno

19h30 – Assisão

21h – Sarah Leandro e Forró de Bodocó

 

PÁTIO DE SÃO PEDRO

 

DIA 29 (DOMINGO) 

Aniversário da Frei Caneca FM

17h – Coco dos Pretos

18h10 – Nailson Vieira

19h20 – Fim de Feira

20h40 – Anastácia

DESCENTRALIZADOS

 

BRASÍLIA TEIMOSA

 

DIA 29 (DOMINGO)

17h – Quadrilha Junina Tradição

18h – Baixinho dos Oito Baixos

19h30 – Carla Alves

21h – Nena Queiroga

22h30 – Marília Marques

0h – Banda Santropê

*DJ Baloo nos intervalos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui