Notícias
O município de Campina Grande (PB) recebeu, nesta segunda-feira (9), o primeiro dia da etapa Nordeste do Seminário Regional – Formação e Valorização de quem Alimenta o Brasil. O evento reuniu merendeiras, nutricionistas, autoridades locais e regionais em um auditório cheio de entusiasmo e participação.
A ação integra o Projeto Alimentação Escolar Nota 10, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Itaipu Binacional, o IFSULDEMINAS e a Fundação Fadema. Com foco na valorização da alimentação escolar como parte fundamental da educação pública brasileira, o seminário oferece momentos de formação, escuta ativa e trocas de saberes.
Durante a mesa de abertura, o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Sampaio, afirmou: “Quando me perguntam se alimentação é assistência social, eu digo: não, alimentação é educação. A gente não consegue falar de educação de qualidade, de melhoria dos índices educacionais, se não falar também de uma alimentação escolar de qualidade.”
A coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Karine Santos, também destacou a importância da formação continuada para as equipes de merendeiras e nutricionistas. “Este seminário é um espaço essencial de escuta, troca e valorização dos saberes de quem faz a alimentação escolar acontecer todos os dias. A atuação dessas profissionais está diretamente ligada à saúde, ao aprendizado e à permanência dos estudantes nas escolas”, pontuou.
A abertura também contou com a presença de Samuel Paulino, diretor do CRN-6, que representa os estados da Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e de Rogério Robs, coordenador do projeto no IFSULDEMINAS, representando tanto o Instituto quanto a Itaipu Binacional. Estiveram ainda entre as autoridades convidadas a nutricionista Sineide Neres, do Centro de Excelência do Programa Mundial de Alimentos (WFP); o conselheiro Romário Caduda Santos, representando o CRN da 5ª região; e o deputado estadual da Paraíba, Tovar Correia Lima.
Ao longo do evento, os participantes têm acesso a painéis temáticos, aula magna, relatos de experiências, aula-show gastronômica e atividades culturais, com foco em temas como segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade, educação alimentar e valorização profissional. O seminário também reforça o incentivo ao uso de alimentos regionais, orgânicos e agroecológicos nas refeições escolares, fortalecendo o vínculo entre nutrição, cultura local e desenvolvimento sustentável.
Em clima de São João, a programação foi iniciada com apresentações culturais protagonizadas por estudantes do Ensino Médio e seguiu com aula magna, painéis temáticos e relatos de experiências inspiradoras de merendeiras e nutricionistas.
O segundo dia do evento contará ainda com uma programação das 8h às 12h, com painéis sobre segurança dos alimentos, a aguardada aula-show com a gastrônoma Geórgia Goiana, e a mesa de encerramento com autoridades e representantes dos parceiros institucionais.
Após passar pelo Centro-Oeste (Brasília) e agora pelo Nordeste, o seminário seguirá para outras regiões do país:
- Sudeste: São Paulo (SP) – 12 e 13 de agosto
- Norte: Manaus (AM) – 23 e 24 de setembr
- Sul: Foz do Iguaçu (PR) – 30 e 31 de outubro