Início Saúde FNDE acompanha obras educacionais em andamento no Ceará

FNDE acompanha obras educacionais em andamento no Ceará

7
0

Notícias

Presidente do Fundo visita Potengi e Assaré para reforçar retomada de obras e investimentos do Novo PA

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizou uma série de visitas técnicas a obras de infraestrutura escolar nos municípios cearenses de Potengi e Assaré. A agenda, conduzida pela presidente Fernanda Pacobahyba na última segunda-feira (2/6), teve como objetivo verificar o andamento de creches e escolas em execução e dialogar com gestores locais sobre desafios e avanços da educação básica, alinhando-se aos investimentos previstos no Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e ao cronograma do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica.

Visita a Potengi – Pela manhã, a comitiva conheceu duas obras prioritárias em Potengi: Escola de Tempo Integral da Comunidade Quilombola Arquicará, construída com recursos do Novo PAC, e a Creche Tipo 1, localizada no centro da cidade, que está sendo concluída no âmbito do Pacto pela Retomada. Veja mais detalhes de cada uma:

Escola da Comunidade Quilombola Arquicará
– Projeto padrão FNDE: 5 salas de aula com capacidade para até 350 alunos em dois turnos ou 175 em tempo integral.
– Cronograma: Ordem de serviço assinada em abril de 2025, com a primeira medição realizada em maio.

Creche Tipo 1
– Características da edificação: 8 salas de aula, além de sala multiuso, cozinha, refeitório, lavanderia, área administrativa e espaço para playground.
– Capacidade: Até 376 crianças em dois turnos.
– Execução: 74% concluída.

Visita a Assaré – À tarde, Fernanda Pacobahyba percorreu quatro bairros de Assaré: Moeda, Condado, Populares e no Centro. Em Moedas, visitou uma creche e pré-escola padrão FNDE em pleno funcionamento e, no bairro Condado, outra escola de educação infantil que já está em obras, fruto de investimentos do Novo PAC. As visitas incluíram também escolas do ensino fundamental, como a Escola Batistina Braga e a Escola Professor João Bantim, que também são beneficiadas por programas e ações do FNDE.
“Cada unidade visitada reafirma o que acreditamos: educação de qualidade começa com infraestrutura adequada, acolhimento e valorização dos profissionais da educação”, afirmou a presidente Pacobahyba. “Seguimos com o FNDE cada vez mais presente nos municípios, perto das pessoas e investindo onde mais importa: na educação das nossas crianças e jovens.”
Atualmente, o estado do Ceará conta com 157 obras em andamento vinculadas ao FNDE, distribuídas entre 37 unidades de educação infantil, 58 de ensino fundamental, 7 de ensino profissionalizante e 54 quadras ou coberturas de quadras.
No âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, foram cadastradas 275 obras no estado, das quais 171 já foram aprovadas e 37 seguem em diligência.
Pelo Novo PAC, estão previstas 133 novas obras, sendo 78 destinadas à educação infantil e 55 para escolas de tempo integral, totalizando um investimento estimado em quase R$ 950 milhões. Desse total, 99 já tiveram a cláusula suspensiva retirada e estão aptas a iniciar o processo licitatório, enquanto quatro já tiveram a licitação aprovada e podem começar imediatamente a execução, como é o caso da creche em Assaré e da Escola de Tempo Integral na Comunidade Quilombola Arquicará, em Potengi. Além dessas, os municípios de Farias Brito e Cruz também já tiveram suas documentações de licitação aprovadas pela Caixa Econômica Federal.
O FNDE segue comprometido com a execução e a retomada de obras em todo o Brasil, fortalecendo o pacto federativo e garantindo as condições necessárias para uma educação pública mais inclusiva, segura e de qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui