Mostra “QUIJOTE – El sueño del Sertão” entra em cartaz nesta quinta-feira (5). Resultado da parceria entre Prefeitura do Recife e Instituto Cervantes do Recife, a exposição celebra o título de Cidade Cervantina, concedido à capital pernambucana em 2022. (foto: Divulgação)
A partir da próxima quinta-feira (5), a cultura ibérica e o imaginário do Sertão nordestino têm encontro marcado nas paredes do Museu Murillo La Greca, que receberá a exposição “QUIJOTE – El sueño del Sertão”, da artista espanhola Ima Montoya. O acesso é gratuito e a exposição, que marca a primeira incursão de Ima pelo Nordeste brasileiro, fica em cartaz no museu municipal até o próximo dia 2 de agosto.
Fruto de parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e o Instituto Cervantes do Recife, a exposição celebra o título de Cidade Cervantina. O título é uma distinção internacional, que reconhece o compromisso do destino com a valorização da obra de Miguel de Cervantes e promove o intercâmbio cultural com países de língua espanhola. Recife é a única cidade brasileira a compor a rede.
Debruçando sua arte sobre o Brasil profundo com lirismo, respeito e fascínio, Ima Montoya apresenta somente obras inéditas, que revisitam o clássico personagem Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, inserindo-o em um cenário de terra vermelha, mandacarus e sol inclemente do Sertão nordestino. O acervo conta com pinturas, desenhos e instalações, que transcendem fronteiras geográficas e simbólicas. O idealismo quixotesco se encontra com a resistência sertaneja, criando pontes poéticas entre dois mundos aparentemente distantes, mas unidos por valores como a luta, a fé e a imaginação.
A exposição convida o público a refletir sobre identidade, território e memória, por meio de uma narrativa visual que mistura ficção, realidade e sonho. É também um gesto de aproximação cultural entre Brasil e Espanha, promovendo trocas e conexões, por meio da arte.
Serviço
Exposição “QUIJOTE – El sueño del Sertão”
Data: De 5 de junho (vernissage às 19h) a 2 de agosto
Local: Museu Murillo La Greca, na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim
Horário: Quarta a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados, das 10h às 17h
Entrada Franca