Início Turismo&Gastronomia Ministério do Turismo reforça prevenção à exploração sexual infantil no setor durante...

Ministério do Turismo reforça prevenção à exploração sexual infantil no setor durante abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual

9
0

Notícias

Secretária executiva Ana Carla representou a pasta no evento com a primeira-dama Janja e destacou ações como o Código de Conduta Brasil

A secretária executiva do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Lopes, representou a pasta na abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizada nesta segunda-feira (18), no auditório do Tribunal de Contas da União, em Brasília. O evento contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, e de diversas autoridades.

Em seu discurso, Ana Carla destacou o papel estratégico do turismo na prevenção à exploração sexual infantil e reafirmou o compromisso do setor com a proteção de crianças e adolescentes. “Temos agido firmemente contra essas violações, incentivando o engajamento de empresários e trabalhadores do setor em ações de prevenção voltadas a uma população que deve ser sempre protegida, em todos os lugares”, afirmou.

Um dos principais instrumentos citados foi o Código de Conduta Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo voltada à sensibilização de empresas e profissionais do setor para a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação inclui também a disseminação do Manual do Multiplicador, que orienta sobre como agir em casos suspeitos e ampliar o alcance das boas práticas de proteção.

A importância do Código foi enfatizada pela ministra Macaé Evaristo, que incentivou o público a engajar o setor turístico nas ações de enfrentamento. “Reforço a importância do Código de Conduta Brasil do Ministério do Turismo. Quando a gente for se hospedar em hotel, participar de seminários ou eventos, uma dica é perguntar se o local aderiu ao Código. É uma boa forma de provocar os agentes de turismo e o setor hoteleiro”, declarou.

As ações do MTur também ganharam novo impulso com a sanção da nova Lei Geral do Turismo, em 2024, que incluiu entre os objetivos da Política Nacional de Turismo o enfrentamento à exploração sexual infantil. A legislação passou a prever sanções a prestadores de serviços turísticos que facilitarem esse tipo de crime.

Outro avanço importante veio com a Lei nº 15.073/2024, sancionada em dezembro pelo presidente Lula. A norma define novas responsabilidades para prestadores de serviços turísticos e estabelece punições mais severas para aqueles que contribuírem, direta ou indiretamente, para a prática desses crimes. Um marco relevante para consolidar o compromisso do setor com a proteção de crianças e adolescentes.

A primeira-dama Janja Lula da Silva também pontuou a responsabilidade coletiva na proteção da infância. “Crianças e adolescentes são prioridade absoluta, como determina o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente. O enfrentamento às violências é responsabilidade conjunta do Estado, da família e da sociedade. É urgente também a regulamentação dos espaços digitais”, afirmou.

GARA – Durante o evento, Ana Carla anunciou que o Brasil sediará, em junho, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), o 2º Encontro de Turismo Responsável, que reunirá representantes de diversos países para debater estratégias de enfrentamento à exploração sexual infantil no turismo. A programação contará com um seminário internacional e com a 18ª Reunião Anual do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA), promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da cooperação internacional.

“Vivemos um momento de expansão no turismo brasileiro, mas esse crescimento só será sustentável se estiver alicerçado em princípios éticos sólidos e no compromisso com a proteção das nossas crianças e adolescentes”, concluiu a secretária-executiva.

SEMINÁRIO – A Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é promovida com o apoio da Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual (CIEVSCA), do Unicef, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, da Rede ECPAT Brasil e da Childhood Brasil. A mobilização segue até 22 de maio e celebra os 25 anos do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000.

O Ministério do Turismo participa da programação com um estande institucional e realiza a distribuição do Código de Conduta Brasil ao público presente.

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui