Início Capital Alunos da rede pública são pré-finalistas da etapa nacional do Parlamento Juvenil...

Alunos da rede pública são pré-finalistas da etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

16
0

Três estudantes do Distrito Federal são pré-finalistas para a etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto oferece a alunos da rede pública a oportunidade de aprender sobre o funcionamento das instituições democráticas, além de estimular o protagonismo juvenil em debates sobre integração regional e mudanças climáticas.

Com seis vagas disponíveis por estado, o resultado da primeira fase da seleção, que ocorreu entre 26 e 28 de fevereiro, será divulgado em 10 de março. No Distrito Federal, os três estudantes inscritos abordaram sustentabilidade e cooperação regional para concorrer à sexta edição do PJM, que tem como tema central “A integração regional e as mudanças climáticas”.

Os estudantes Ana Luiza e David contaram com o apoio da equipe pedagógica do Centro Educacional 01 do Riacho Fundo II durante a elaboração de seus projetos | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa fundamental para fortalecer o protagonismo jovem e a participação democrática. Ao interagir com diferentes realidades, nossos estudantes ampliam sua compreensão sobre os desafios da educação e da sociedade, desenvolvem liderança e exercitam a cidadania de forma ativa. Esse intercâmbio de ideias e experiências contribui para formar jovens mais preparados para os desafios do presente e do futuro”, destaca a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Os jovens selecionados serão convocados para participar da cerimônia de posse e do curso de formação, ambos realizados em Brasília, em julho de 2025, onde receberão orientações sobre sua atuação como parlamentar juvenil. Os custos da participação serão subsidiados pelo MEC.

O projeto do estudante David Lian Vila propõe conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo e da reciclagem

Durante o Curso de Formação, serão escolhidos um titular e dois suplentes por unidade da Federação. Os titulares, 27 estudantes no total, terão um mandato de dois anos, período em que irão construir a Declaração do Parlamento Juvenil, propondo soluções para desafios ambientais e sociais. Eles ainda vão representar o Brasil na etapa internacional do PJM, a ser realizada em Foz do Iguaçu entre os dias 11 e 13 de agosto de 2025.

Projetos sustentáveis

Com o tema “Consciência e Ação: Mobilidade pelo descarte sustentável”, o projeto do estudante do 3º ano do Centro Educacional 01 do Riacho Fundo II, David Lian Vila, 16, propõe conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo e da reciclagem. “A ideia é implementar pontos de coleta em locais públicos para reduzir ou eliminar os pontos de acúmulo de resíduos na região”, explica o jovem, que foi incentivado pela equipe pedagógica da escola a participar da iniciativa. “Achei interessante fazer parte disso, porque instiga os jovens a participar, a criar ideias e estimular o pensamento”, acrescenta o morador de Riacho Fundo II.

Já a aluna do 3º ano do mesmo colégio, Ana Luiza Dias, 17 anos, escolheu o tema “Desafios e Oportunidades no Berço das Águas”. Seu projeto busca compreender como os cidadãos podem desenvolver consciência ambiental em relação ao Berço das Águas, situado no Riacho Fundo II, levando em conta o perfil socioeconômico da população local. “O objetivo é conscientizar as pessoas sobre esse assunto e trazer também os alunos do CEF 1 para um envolvimento com o projeto. Para mim, só participar já é uma vitória”, afirma, orgulhosa.

Com seu projeto, Ana Luiza Dias busca compreender como os cidadãos podem desenvolver consciência ambiental em relação ao Berço das Águas: “Para mim, só participar já é uma vitória”

Ana Luiza e David contaram com o apoio da equipe pedagógica da escola durante a elaboração de seus projetos. “Nosso trabalho foi dar suporte para eles, oferecendo um norte durante todo o processo. Mas como estavam muito dedicados, foi recompensador”, afirma a supervisora pedagógica do CE 01 de Riacho Fundo II, Tatiane Morais.  O vice-diretor da unidade celebra a participação dos alunos: “Se conseguirmos levar esses meninos para Foz do Iguaçu, onde será o encontro internacional, imagine o impacto para uma escola da periferia. É algo muito emocionante”.

Já o diretor do CE 01 de Riacho Fundo II, Júlio Moronari, destaca a transformação que a experiência pode trazer: “A participação de dois alunos da nossa escola certamente mudará a forma como os estudantes enxergam a educação e a política. Eles passam a ter maior consciência de seu papel na sociedade e desenvolvem competências essenciais para o futuro acadêmico e profissional. Para a escola, o projeto fortalece a formação cidadã e a qualidade do ensino, promovendo uma cultura de participação ativa na comunidade escolar”.

Plantio de árvores

Representando o Centro de Ensino Médio (CEM) Ave Branca, a estudante do 3º ano Cecília Lopes Andrade, 17 anos, escolheu o tema “Protagonismo jovem no combate às mudanças climáticas como forma de integração”. Seu projeto busca estimular a participação cidadã da juventude no plantio de árvores como medida para combater os efeitos da falta de arborização urbana, da industrialização e das mudanças climáticas.

“O objetivo é trazer para os jovens a responsabilização pela manutenção do meio ambiente”, afirma Cecília. O interesse da aluna pelo PJM surgiu após ela ler uma mensagem enviada pela escola em um grupo de WhatsApp.  “O tema me chamou bastante atenção e estou com grande expectativa e empolgada para o resultado”, declara a estudante.

28/02/2025 - Alunos da rede pública são pré-finalistas da etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

Centro de Ensino Médio (CEM) Ave BrancaCentro Educacional 01 do Riacho Fundo IIParlamento Juvenil do Mercosul (PJM)rede pública de ensinoSecretaria de Educação (SEEDF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui