Prefeito João Campos atribui fenômeno ao VECAN e reforça recomendação para que moradores evitem deslocamentos.
As fortes chuvas que atingem o Recife e regiões da Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana desde esta terça-feira (4) já superaram o volume esperado para todo o mês de fevereiro. Segundo o prefeito João Campos (PSB), o fenômeno está relacionado a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VECAN), que intensifica as precipitações na região.
No bairro do Cordeiro, foram registrados 141,4 mm de chuva em 24 horas, enquanto a média histórica de fevereiro nos últimos 20 anos era de apenas 91 mm. Nas últimas três horas, o volume de chuvas ultrapassou os níveis esperados para o mês inteiro.
Toda a equipe da gestão municipal está em alerta máximo, e o prefeito acompanha pessoalmente a situação no centro de operações da prefeitura. A recomendação é clara: evitar deslocamentos não essenciais, já que alagamentos, interdições e outros transtornos continuam a impactar a cidade.
A Prefeitura reforça que segue monitorando a situação e atuando para mitigar os impactos causados por esse fenômeno climático extremo.